sábado, 16 de junho de 2012

Seminário Ensinar e Aprender: construindo possibilidades

O Seminário foi um momento de troca de experiências entre os educadores que foram apresentando alguns dos trabalhos desenvolvidos nas escolas neste primeiro semestre de 2012. Temas apresentados: Comunidade de leitores (Escola Cicinha Moura), Atividade habitual de leitura (Promorar), Rotina em foco (Promorar), Parlenda (Cônego Higino), Quem conta um conto, aumenta um ponto (Cônego Higino), Alfabetização, um olhar para as capacidades linguisticas: ler e escrever, falar e ouvir (MONTEIRO LOBATO) e Atividades permanentes, refletindo sobre a intervenção problematizadora (MONTEIRO LOBATO). A cada apresentação Miriam Orensztejn, dava a sua colaboração em relação ao tema contribuindo para que todos educadores pudessem refletir sobre as suas práticas pedagógicas.
Alguns pontos chaves do Seminário, colocados por Miriam Orensztejn:
- Livro didático e apostila não resolve o problema do fracasso escolar, mas o COMPROMISSO.
- Educação existe para o ser humano ser melhor para ele mesmo e para sociedade.
- "Nunca vou saber tudo, processo de formação é para sempre". Telma Weisz
- "VAle a epna ser ensinado tudo o que une e tudo que liberta" - Antônio Nóvoa
- "... o contato com a literatura não é um dever, é um DIREITO. Todos têm que ter possibilidade de se ver diante de obras literárias, de manusear seus suportes encantadores, explorá-los a partir da curiosidade desejante. Alguns vão se tornar leitores, outros não, porém, saberão que nos livros há mais do que papel e marcas escritas."
- Não existe livro adequado ou não, mas a relação do profesor com o livro (modelo para os alunos).
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
- Atividade desafiadora: díficil mas possível, em grupo, com intervenção do professor. A informaçãoo circula no grupo
- Atividade não perca seu objeto sócio cultural - texto de uso social
- Não perder de vista as finalidades da consolidação e desenvolvimento da alfabetização (Dute)
O QUE É PRECISO ASSEGURAR:
- Utilizar a leitura e escrita para prosseguir seu aprendizado
- Formar alunos que Leiam e compreendam com autonomia
- Utilizar textos que circulam socialmente

"Não há prejuízo maior para os alunos com mau desempenho do que professores discrentes de sua capacidade..." Weisz ,Telma







Alunos da professora Marta fazendo arte da quadrinha: Cavalinho de vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário